O deputado estadual Robert Rios (PDT) afirmou em entrevista ao GP1 que pretende pedir a auditoria das contas do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Nesta quinta-feira (18) a Assembleia Legislativa do Piauí abordou o anúncio do fechamento da Fundação do Homem Americano, feito pela arqueóloga Niéde Guidon.
O deputado disse que quer fazer a auditoria em razão dos constantes anúncios de falta de verba para o parque. “Nós queremos avaliar essas contas porque todos os anos a gente ouve histórias de recursos indo para a Serra da Capivara. E todo tempo a Niède Guidon vem a público dizendo que vai embora por causa de falta de recursos”, disse.
- Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Robert Rios
“E porque ela nunca foi embora? Todo ano ela diz que vai e nunca foi. Todo ano é esse lenga-lenga. Será que ela tá fazendo chantagem para conseguir recursos?”, questionou o parlamentar.
Robert afirmou ainda que existe a necessidade de saber o destino dos recursos direcionados para o parque. “Não é nenhum tipo de desconfiança com a Niède. Sabemos que ela faz um importante trabalho lá na Serra da Capivara. Mas pretendemos ir aos órgãos competentes para saber o que foi feito com o dinheiro”, finalizou.
Entenda o caso
Reconhecido como um Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí, fechou as portas para visitas nesta quarta-feira (17). De acordo com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), responsável pela manutenção do parque, desde o ano de 2014, os cofres da instituição recebem recursos insuficientes para manter o patrimônio.
Com a dificuldade de zelar pela infraestrutura e pesquisas no local, o quadro de funcionários foi reduzido. Dos 270 trabalhadores que atuavam na fundação, cerca de 90% foram demitidos. Já as guaritas de fiscalização controladas totalmente por mulheres da região e que geram empregos para população local, também foram reduzidas de 28 para apenas 6 que operam no local.
Patrimônio Cultural da Humanidade
Com mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, o Parque Nacional da Serra da Capivara possui a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.
Outro lado
Procurada, Niéde Guidon não foi localizada para comentar as declarações do deputado.
Ver todos os comentários | 0 |