Autoridades tailandesas anunciaram nesta manhã a segunda fase da operação de resgate do time de futebol juvenil que está isolado numa caverna inundada há duas semanas. O governador de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, disse esperar "ter boas notícias nas próximas horas". Quatro meninos já foram resgatados e ainda faltam outros oito, além do técnico da equipe.
"Todas as condições ainda estão tão boas como ontem", disse Narongsak em coletiva de imprensa. "A força dos garotos, o plano - hoje estamos prontos como nunca. E nós vamos fazer o resgate mais rápido porque estamos com medo da chuva".
- Foto: Thai Navy SEALsCrianças presas em caverna na Tailândia
As autoridades estão se apressando para resgatar as crianças - que têm de 11 a 16 anos - e seu treinador devido às chuvas de monções que atingem a região nesta época do ano. Técnicos têm bombeado água para fora da caverna e disseram que a forte chuva que caiu de madrugada não elevou o nível de água.
Os quatro meninos resgatados ontem estão felizes e com saúde, segundo o governo. "Esta manhã eles disseram que estavam com fome e queriam comer khao pad grapao", disse Narongsak, referindo-se a um prato tailandês. As crianças ainda estão fazendo exames num hospital e não podem ter contato com parentes devido a receio de infecções.
A missão de ontem envolveu 13 mergulhadores estrangeiros e cinco tailandeses. Dois deles acompanharam cada um dos meninos, que estão aprendendo a mergulhar desde o dia 2 de julho, quando a equipe de resgate os encontrou.
Entenda o caso
No dia 23 de junho, enquanto visitavam uma caverna, doze crianças entre 11 e 16 anos que fazem parte de um time de futebol ficaram presas na caverna juntamente cm o técnico, de 25 anos. As vítimas foram surpreendidas após uma enchente inundar a saída da caverna. O resgate só conseguiu encontrar as vítimas na última segunda-feira (2).
Mergulhador morto
Um ex-mergulhador da Marinha da Tailândia que se ofereceu voluntariamente a ajudar na operação de resgate dos 12 meninos presos na caverna morreu na última sexta-feira (6). Saman Kunan perdeu a consciência após faltar oxigênio durante o trajeto de volta até a parte de fora da caverna. O profissional chegou a ser socorrido pelos colegas, mas não resistiu e veio a óbito.
Ver todos os comentários | 0 |