Fechar
GP1

Saúde

Reforma da UBS do Planalto Ininga se arrasta há mais de um ano

A obra orçada em R$ 164.579,31 deveria ter sido executada em 90 dias, prazo que já expirou e tem gerado várias queixas da população diante do atraso.

A comunidade do bairro Planalto Ininga está ansiosa pela entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco C. Sousa, que teve início ainda em 08 de agosto de 2014, mas depois de um ano ainda não está finalizada.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Planalto Ininga(Imagem:Lucas Dias/GP1)UBS Planalto Ininga
A obra orçada em R$ 164.579,31 deveria ter sido executada em 90 dias, prazo que já expirou e tem gerado várias queixas da população diante do atraso. É que o relata Shirley Pereira Andrade, mãe de dois filhos. “Depois que começou a reforma eu passei a levar meus filhos para o Satélite, pois tem que chegar de madrugada para conseguir uma consulta aqui e a gente ainda fica na fila do lado de fora. Apesar do distrito ser do lado, mas a gente fica com medo”, explicou Shirley Pereira.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Planalto Ininga(Imagem:Lucas Dias/GP1)Shirley Pereira
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Planalto Ininga(Imagem:Lucas Dias/GP1)A obra teve início em 8 de agosto de 2014.
As reclamações não param. De acordo com Brenda Gabriela, após a reforma o serviço de vacina não está sendo oferecido na UBS e ela passou a ter que se deslocar com o filho de até o Vale do Gavião ou no Satélite. “A gente sabe que as vacinas não estão acontecendo por conta da reforma, o problema é que não acaba nunca. Começou no ano passado e tá fazendo um ano que a gente não procura mais o posto de saúde para vacina. Além disso, a farmácia também não tá funcionando. No começo do ano eu precisei do posto e tive que aguardar do lado de fora com o meu filho”, relatou.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Planalto Ininga(Imagem:Lucas Dias/GP1)Brenda Gabriela
O GP1 teve acesso a área que ainda está funcionando mesmo com a reforma, a fim de não paralisar por completo o atendimento à comunidade. De acordo com alguns funcionários, as consultas estão sendo realizadas, mas ainda não há previsão para o fim da reforma.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Planalto Ininga(Imagem:Lucas Dias/GP1)Reforma deixa população sem serviço de vacina
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Planalto Ininga(Imagem:Lucas Dias/GP1)Local utilizado para a espera das consultas
Outro lado

Em nota, a assessoria de imprensa da Fundação Municipal de Saúde informou que ocorreram modificações no projeto de arquitetura, que ocaionaram atrasos na execução das obras. Houve ainda a necessidade de liberação de aditivos para a execução do novo projeto, que também ocasionou um novo atraso, no entanto, a FMS garantiu que a reforma será concluída em 120 dias.

Confira a nota na íntegra:

A Unidade Básica de Saúde do bairro Planalto Ininga, zona Leste da cidade, que está sendo reformada e ampliada, passou por alguns problemas na execução da obra e por isso teve um atraso no cronograma previsto para a conclusão do serviço.

Inicialmente, foi preciso fazer uma modificação no projeto de arquitetura da entrada da Unidade, que deveria ser na Avenida Juiz João Almeida, no entanto, uma questão de drenagem da avenida impediu a execução do que já tinha sido projetado, e novamente a planta da entrada da Unidade voltou ao projeto inicial. As mudanças no projeto ocasionaram em aditivos para a Construtora responsável pela obra, e questões burocráticas causaram mais um atraso na obra. Mas, os aditivos foram liberados e os serviços retomados.

A obra está em andamento, com 70% dos serviços concluídos. A previsão do setor de Obras da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é que no prazo de 120 dias a obra esteja concluída e pronta para ser entregue à comunidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.