Fechar
GP1

Política

Processo contra Eduardo Cunha deve ser instalado hoje na Câmara

O processo pode resultar na cassação do mandato do deputado.

O processo para investigar a suposta quebra de decoro parlamentar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB) deve ser instalado nesta terça-feira (3), pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O processo pode resultar na cassação do mandato do deputado.

Imagem: DivulgaçãoO processo pode resultar na cassação do mandato do deputado. (Imagem:Divulgação)O processo pode resultar na cassação do mandato do deputado.

De acordo com o G1, ainda hoje, devem ser escolhidos três nomes entre os membros do conselho para o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), presidente do Conselho de Ética da Casa, escolher o relator do processo. Deputados que forem do mesmo partido ou estado de Eduardo Cunha (PMDB E Rio de Janeiro), e os signatários da representação ficarão de fora do sorteio.

Deputados pedem a cassação

O possível envolvimento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB), nos escândalo de corrupção instaurados na Petrobras, abalou a imagem do peemedebista na Casa. Uma mostra disso foi uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha realizada com 324 dos 523 deputados. Cerca de 45% deles defendem a renúncia de Cunha.

A pesquisa que foi feita entre os dias 19 e 28 de outubro apontou que 25% dos entrevistados acham que Eduardo Cunha deve permanecer no cargo, e 30% decidiram não se posiciona sobre a questão. Sobre a cassação do deputado, 35% dos parlamentares votariam a favor. Já 13% votariam contra.

Denuncias contra Cunha


O presidente da Câmara dos Deputados responde no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O relatório do Ministério Público da Suíça mostrou que o depoimento de Cunha à CPI da Petrobras estava errado. Investigações apontaram a existência de contas com o nome do presidente na Câmara no país.

Cunha é acusado pelo PSOL e pela Rede, autores do pedido, de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse que não tinha contas no exterior.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.