O prefeito Joel Rodrigues anunciou na noite deste sábado (06) a reabertura gradual do comércio em Floriano a partir desta segunda-feira (08). Shopping, comércio varejista e atacadista, construção civil, serviços de saúde e clínicas de estética são os setores que vão reabrir amanhã. O decreto com as novas medidas será publicado ainda neste domingo (07).
Em um vídeo publicado as redes sociais, Joel Rodrigues informou que o plano de retomada gradual das atividades econômicas foi analisado cuidadosamente, e aprovado pelos setores competentes.
“Esse plano foi apresentado ao Ministério Público, ao Comitê Gestor de Crise, ao poder legislativo, as entidades que representam os empresários, os comerciantes, que assumem o compromisso de fazer bem-feito a sua parte”, colocou.
Joel Rodrigues ressaltou que essa é uma nova missão, e reforçou a necessidade de as pessoas evitarem sair de casa, por conta da pandemia de coronavírus (covid-19). “Faça sua parte, continue em casa se possível e vamos juntos para essa nova missão, essa nova realidade”, declarou.
Plano de flexibilização
O plano de retomada é dividido em três fases de flexibilização, cada uma com duração de 14 dias. A 1ª fase inicia nesta segunda-feira, 8 de junho e se entende até 21 de junho. A 2ª vai de 22 de junho a 5 de julho e a 3ª começa em 6 de julho e segue até 19 de julho. Em todas essas fases, os horários de funcionamento seguem a rotina do horário comercial normal.
Na fase 1, fica autorizada a reabertura de estabelecimentos para atendimento individual ou de pequena aglomeração. Fica permitido aqui o funcionamento do shopping, do comércio varejista e atacadista, das obras de construção civil, dos serviços de saúde e clínicas de estética. No caso do shopping, vão reabrir apenas as lojas, permanecendo fechada a praça de alimentação e o cinema.
A fase 2 prevê o funcionamento de setores com média aglomeração: academias de esportes, com limitação; atendimentos relacionados à saúde bucal/odontológica, pública e privada; e atendimentos pelos órgãos da administração pública municipal, de forma organizada e controlada, seguindo as medidas de higienização.
Por fim, na fase 3 está prevista a reabertura de bares e restaurantes, com limitação de horário de funcionamento até as 20h e distanciamento entre mesas; praças de alimentação e cinemas.
Shows, eventos públicos e privados, eventos culturais e desportivos, atividades de casas noturnas continuam suspensos, assim como as aulas da rede pública e municipal.
Mercado Central
A feira livre do Mercado Central passará a funcionar nos dias de quinta, sexta e sábado, com distanciamento entre as barracas e os cuidados de higiene e distanciamento dos clientes. Ruas e avenidas importantes serão interditadas nos dias de feira: a Rua José Guimarães, por traz do Mercado Central, no trecho entre a Rua Clementino Ribeiro até a Almeida Guimarães, Luis Ribeiro, entre a Av. Bucar Neto e a Rua Areolino de Abreu e o pequeno trecho da Padre Reis, no trecho entre a Rua José Guimarães e a Rua Areolino de Abreu. A Almeida Guimarães, no trecho entre a Av. Bucar Neto e a Rua José Guimarães será utilizada para estacionamento dos feirantes. A SUTRAN determinará o horário de carga e descarga dentro do perímetro da feira, antes de sua abertura.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias vai reabrir três setores econômicos na próxima semana
53% da população piauiense quer a retomada do comércio, diz pesquisa
Ver todos os comentários | 0 |