Neste sábado (09), as forças armadas do Iraque anunciaram que o país está "totalmente livre" do Estado Islâmico (EI), informam as agências de notícias.
De acordo com o G1, o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, informou que o exército iraquiano retomou o controle de toda a fronteira com a Síria, último reduto do grupo jihadista no território do Iraque.
"Nossas forças controlam completamente a fronteira Iraque-Síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra o Daesh [acrônimo em árabe do EI]", disse Al Abadi.
- Foto: REUTERS/Ahmed SaadPolícia Federal do Iraque celebra retomada da cidade de Mossul
Desde 2014 o Estado Islâmico ocupava o Iraque, desde essa época, o grupo passou a controlar quase um terço do território do país, ao norte e ao oeste de Bagdá. Os danos causados à economia iraquiana em mais de três anos de ocupação são estimados em mais de US$ 100 bilhões.
No mês de julho deste ano, as forças de segurança iraquianas conseguiram retomar o controle de Mossul, a segunda maior cidade do país.
A batalha para recuperar Mossul deixou grande parte da cidade em ruínas e milhares de civis mortos, informou o G1. Além disso, quase 1 milhão de pessoas fugiram da região. Os Estados Unidos lideraram a coalizão internacional que apoiou a campanha contra o EI em Mossul, conduzindo bombardeios e auxiliando soldados em solo.
Ver todos os comentários | 0 |