Pesquisadores do Instituto Butantan estão realizando estudos para criar uma vacina inovadora contra a covid-19. Os cientistas estão tentando se inspirar no mecanismo utilizado por bactérias para despistar o sistema imunológico.
A vacina tem como objetivo buscar uma resposta do corpo que potencialize tanto a produção de anticorpos como a reação dos leucócitos, atacando duplamente o vírus. A estratégia será parecida com a maneira que as bactérias utilizam para enganar o sistema imunológico.
O estudo é apoiado pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e faz parte de uma plataforma que envolve desenvolvimento de vacina para tuberculose, coqueluche, pneumonia e esquistossomose.
A pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto Butantan, Luciana Cezar Cerqueira Leite, disse que muitas técnicas estão sendo desenvolvidas, mas até o momento não existe a certeza de qual será a melhor maneira de acabar com a disseminação do vírus.
“Muitas delas têm como base o que já estava sendo desenvolvido para outros vírus, como o que causou o surto de Sars em 2001. Esperamos que funcionem, mas o fato é que ninguém sabe se vão realmente proteger. Neste momento de pandemia, não é demais tentar estratégias diferentes. A nossa abordagem vai demorar mais para sair, mas, se aquelas que estão sendo testadas não funcionarem, já temos os planos B, C ou D", afirmou.
Além do Instituto Butantan, diversos países estão estudando a criação de vacinas. Nos Estados Unidos, uma vacina criada em conjunto com a indústria farmacêutica alemã já começou a ser testada.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vacina contra covid-19 começa a ser testada em humanos nos EUA
Alemanha e Reino Unido iniciam testes para vacina contra covid-19
Laboratório dos EUA anuncia resultado positivo de vacina contra covid-19
Ver todos os comentários | 0 |