O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, poderá não comparecer ao julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, que está marcado para o dia 4 de abril. Gilmar está realizando um evento jurídico em Portugal entre os dias 3 e 5.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também estará presente na abertura do VI Fórum Jurídico de Lisboa, na manhã do dia 3 de abril, em Lisboa. No dia 5, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, participa do encerramento do encontro.
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoGilmar Mendes
Procurado pela reportagem do jornal O Globo, o ministro disse que ainda está “verificando” sobre sua presença no julgamento do recurso de Lula. Gilmar é um dos entusiastas de que a condenação na segunda instância seja revertida. Em 2016, o posicionamento do ministro era outro. Gilmar era favorável à medida, mas mudou de ideia pouco depois.
Entenda o caso de Lula
Na próxima segunda-feira (26) os embargos de declaração do ex-presidente serão julgados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que foi responsável por aumentar por unanimidade, a pena do petista a 12 anos e 1 mês de prisão.
Com a liminar concedida pelo STF na última quinta-feira (22), o ex-presidente não poderá sair preso caso o TRF-4 decida novamente por unanimidade que sua pena deva ser mantida. O habeas corpus, que seria julgado pelo Supremo, foi adiado para o próximo dia 4 de abril.
Ver todos os comentários | 0 |