O presidente do Sindicato dos Comerciários de Teresina, ex-vereador da Capital Gilberto Paixão, informou ao GP1, na manhã desta terça-feira (05), que quatro funcionários do supermercado Extra foram afastados após possível contaminação por Covid-19.
“Fomos informados que quatro funcionários do Extra estão afastados, estamos investigando ainda. A empresa está mantendo sigilo com o afastamento dos trabalhadores”, contou Gilberto Paixão.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Gilberto Paixão
Demissão no comércio
Gilberto Paixão disse também que ainda não tem dados precisos sobre a quantidade de pessoas demitidas no comércio da Capital e afirmou que tem sido procurado por muitos trabalhadores que reclamam do não recebimento de direitos trabalhistas.
“Ainda não temos dados sobre o número de demitidos. Mas temos recebido reclamações de trabalhadores que foram demitidos e não receberam os direitos trabalhistas. Falta de pagamento do mês de março, supermercados com trabalhadores infectados por coronavírus, entre outros”, detalhou Paixão.
Outro lado
Em nota enviada ao GP1, a assessoria do Extra não confirmou os casos de funcionários contaminados com a Covid-19 e afirmou apenas que tem adotado todas as medidas necessárias para evitar a proliferação da doença.
Nota na íntegra
“A rede informa que, caso algum colaborador ou trabalhador terceiro tenha sintomas ou seja diagnosticado com a Covid-19, um protocolo de medidas é instaurado. A primeira delas é o afastamento do funcionário, de acordo com as recomendações médicas, bem como total assistência da empresa no atendimento médico por meio do convênio de saúde. Ainda, a loja passa por um reforço nos processos de higienização, além da contratação de uma empresa especializada para realizar a desinfecção de todo o ambiente e equipamentos.
O Extra Hiper Teresina foi uma das primeiras redes na cidade a adotar medidas de prevenção e combate à disseminação do coronavírus, como o afastamento em férias dos colaboradores considerados dos grupos de risco. Adicionalmente, a unidade realiza, diariamente, uma higienização reforçada durante a noite e mantém, no horário de funcionamento, três colaboradores dedicados a fazer a higienização de carrinhos, cestos, caixas eletrônicos e demais pontos de contato.
Todos os colaboradores utilizam máscaras, têm álcool em gel à disposição e são orientados a lavar as mãos várias vezes ao dia. Ainda, a rede instalou painéis de acrílico para diminuir o contato dos operadores de caixas com os clientes, adesivou o chão sinalizando a distância recomendada nas filas e serviços de atendimento e vem realizando procedimentos de controle de entrada de clientes na loja, evitando aglomerações. Todas as medidas adotadas estão de acordo com os órgãos de saúde estaduais, municipais, nacionais e internacionais”.
NOTÍCIAS RELACIONDAS
Teresina tem aumento de 2.453% nos casos de covid-19 em um mês
FMS diz que 36 profissionais da saúde de Teresina estão com covid-19
Teresina tem menor curva de evolução de covid-19 no Nordeste
FIEPI e Prefeitura de Teresina discutem medidas contra a covid-19
Ver todos os comentários | 0 |