Durante solenidade de entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde Dr. Ivan Sobral Vieira Arcoverde Filho, no Conjunto Novo Horizonte, Firmino Filho (PSDB) confirmou nesta segunda-feira (12) que o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), aceitou o pedido para assumir a Secretaria de Saúde.
Em entrevista ao GP1, Sílvio Mendes confirmou que assume a secretaria em janeiro de 2017. “Acho que sempre é muita honra servir Teresina. Eu estava aposentado, mas quando você é chamado, você tem que refletir e ajudar a cidade, as pessoas e para isso que vou. Espero contribuir mais uma vez”, disse.
- Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho e Silvio Mendes
Sílvio Mendes será nomeado Secretário de Saúde em um momento importante, já que devido à crise financeira que atinge o país, Firmino Filho está fazendo algumas mudanças estruturais na prefeitura. Atualmente, a saúde está dividida em Fundação Hospitalar, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde. Ele estuda unificar esses órgãos, para reduzir os custos.
Silvio Mendes defendeu essa unificação. “O SUS tem características próprias, que funciona em rede e em hierarquia, e uma gestão não pode ser segmentada porque você dificulta o fluxo, pois a atividade fim é a prestação do serviço. Foi uma experiência rica que o Firmino implantou, mas ele refletiu e acho que [com essa mudança] será mais funcional, ágil e reduz custos. Vai ter muita economia, acho que é preciso investir na melhoria do atendimento. O SUS é a única alternativa para a maioria da população, então ele precisa funcionar bem e então é um construção permanente”, disse.
Já Firmino confirmou as mudanças na área da Saúde e comemorou o retorno de Sílvio a vida pública. "É importante que possamos reduzir os gastos, mas buscando manter e melhorar a qualidade da nossa assistência. Além do mais eu fico muito feliz com o fato de o ex-prefeito ter aceitado retornar a secretaria da Saúde. Ele ouviu os nossos argumentos e entendeu a importância de assumir essa missão ", destacou.
A solenidade contou com a presença de vereadores, de futuros secretários, de deputados estaduais e de pessoas da comunidade.
Ver todos os comentários | 0 |