Em entrevista coletiva por meio de vídeoconferência na tarde desta quinta-feira (14), o prefeito Firmino Filho (PSDB) disse que os médicos de Teresina têm autonomia para fazer uso da hidroxicloroquina no combate do novo coronavírus (Covid-19), utilizando o mesmo protocolo de Floriano.
Ao ser questionado se tinha conhecimento do protocolado adotado no Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano, Firmino Filho disse que a Prefeitura de Teresina tem um protocolo específico, porém, qualquer médico que esteja na linha de frente tem autonomia para fazer uso do medicamento.
- Foto: Alef Leão/GP1Firmino Filho
“A Prefeitura de Teresina tem uma comissão que adotou os próprios protocolos de usos de medicações e entre eles está permitido o uso da hidroxicloroquina, como também os corticoides, que são utilizados em condições especificas e só pode ser usado a partir do médico, ele é autônomo para avaliar, fazer o diagnóstico do paciente e a prescrição do medicamento", ressaltou.
"O protocolado adotado em Floriano, nós vimos com muita curiosidade, com muito interesse, tivemos o prazer de falar com a Marina Bucar, que é médica em Madri e mesmo com esse modelo, não podemos rasgar o que foi feito pela equipe da Prefeitura”, completou o prefeito.
Protocolo adotado em Floriano
O protocolo de tratamento da Covid-19 adotado no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, consiste no uso de corticoides (hidroxicloroquina e azitromicina) na fase inicial da doença.
A decisão de utilizar esse método se deu por meio da troca de experiências entre a médica de Floriano, Marina Bucar, radicada na Espanha, com o corpo médico da Secretaria de Saúde e do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano.
Com esse protocolo, os profissionais constataram a diminuição no número de pessoas com coronavírus internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Casos de covid-19 caíram 38% na última semana em Teresina, diz Firmino
Firmino Filho autoriza funcionamento de escritórios de advocacia
Firmino proíbe que pacientes de outros estados sejam atendidos em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |