Uma comissão de deputados estaduais esteve na Maternidade Dona Evangelina Rosa, na manhã desta terça-feira (22), para averiguar a situação de atendimento e gerência da unidade. A visita foi proposta pelo deputado Evaldo Gomes, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí.
Imagem: Rayane Trajnao/GP1 Maternidade Evangelina Rosa
A deputada Flora Isabel, Dr. Hélio e Dr. Pessoa também participaram da vistoria, que percorreu setores da unidade e conversou com a gestão. Entre as pautas, esteve a falta de materiais básicos como medicamentos e produtos de limpeza.
Imagem: Rayane Trajnao/GP1Deputado Estadual Evaldo Gomes
O deputado Evaldo Gomes afirmou que é necessária uma melhor gestão dos recursos destinados à unidade. “Pela dificuldade que eles apresentam, faltam recursos e ao mesmo tempo, os recursos que eles têm não são bem planejados, porque falta medicamento, produtos de limpeza, não sei se falta alimentação ou qual a qualidade da alimentação. Vou buscar diálogo com o secretário de saúde e pedir mais atenção com a maternidade”.
Imagem: Rayane Trajnao/GP1 Diretor da maternidade, José Brito
Para José Brito, diretor Geral da maternidade, a solução seria investir nos hospitais regionais, dando suporte necessário à gestantes, para evitar o envio à capital, pois segundo ele a maior dificuldade atualmente é a superlotação. “Se melhorar as condições dos municípios em volta de Teresina para que possam fazer os partos que não são de alto risco, já melhora muito as condições da Evangelina Rosa”.
Imagem: Rayane Trajnao/GP1Deputado estadual Dr. Hélio
O deputado Evaldo Gomes informou que no início do próximo ano convocará uma audiência pública para que seja discutida a situação de atendimento, assistência e gestão da maternidade.
Ver todos os comentários | 0 |