Nesta quarta-feira (3), o Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (DIAP) divulgou uma lista intitulada “Cabeças” do Congresso, que aponta os cem parlamentares mais influentes do Brasil. Dentre os nomes em destaque, o único senador piauiense que aparece é o do senador Ciro Nogueira (PP) pelo terceiro ano consecutivo.
- Foto: José Maria Barros/GP1Senador Ciro Nogueira (PP)
Desses cem parlamentares, 62 são deputados e 38 senadores. Na lista, Ciro Nogueira é descrito como articulador, considerando ser uma pessoa “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, com facilidade de interpretar o pensamento da maioria, ordenar e criar as condições para o consenso”.
“Cabeças” do Congresso
O “Cabeças” do Congresso está na 23ª edição. A primeira lista que apresentou os nomes de destaques dos parlamentares foi divulgada em 1994. O critério de escolha leva em conta uma série de características, como, por exemplo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, a facilidade para conceber ideias, formar posições, elaborar propostas e liderar a tomada de decisões.
Segundo a avalição do departamento, os parlamentares listados, além de conseguirem se diferenciar dos demais por serem protagonistas do trabalho legislativo, extrapolam a esfera de decisão dentro Congresso Nacional e alcançam a sociedade, as organizações e os demais poderes interessados na formulação e conclusão de propostas.
Ver todos os comentários | 0 |