O presidente da Associação dos Cadeirantes do Munícipio de Teresina (ASCAMTE), Wilson Gomes, de 42 anos deixou de embarcar na plataforma do recém-inaugurado Terminal Itararé, na zona sudeste de Teresina, por volta das 14h30 da tarde desta quarta-feira (21), devido a um problema na rampa do ônibus coletivo. A Prefeitura de Teresina já investiu pelo menos R$ 372 milhões no Inthegra, o novo sistema de transporte público de Teresina.
Segundo ele, a associação estava fazendo uma fiscalização para saber como está a acessibilidade nos novos ônibus que estão rodando em Teresina. “De oito ônibus que encostaram na plataforma do Terminal Itararé, apenas dois ficaram rentes para o cadeirante poder entrar. Eu estava vistoriando os ônibus que estavam passando por lá e comprovei que lá não há condições totais para que o cadeirante entre sem ajuda”, disse ele.
Ainda de acordo com Wilson Gomes, os ônibus que não conseguiram encostar na rampa foram justamente a nova frota entregue pela Prefeitura. “São ônibus novos, pois os velhos sequer têm rampas e os novos que tem rampa, quando o ônibus é abaixo da plataforma, as rampas ficam para cima, sem condições do cadeirante entrar”, completou.
No dia 16 de março, a Prefeitura de Teresina entregou uma frota com 30 novos ônibus com ar-condicionado e com rampas de acessibilidade, que estão rodando nas zonas sul e sudeste de Teresina. O Inthegra começou a funcionar um dia depois, nos terminais do Bela Vista, Parque Piauí e Itararé.
Outro lado
Procurada pelo GP1 na tarde desta quinta-feira (22), a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), alegou que o que aconteceu foi um problema isolado e já foi resolvido.
O diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), Francisco Nogueira, informou que será feita uma verificação dos níveis dos ônibus em relação a parede das plataformas, pois alguns ônibus estão passando acima da plataforma e outros abaixo, segundo ele, devido ao peso dos usuários, que pode ser maior ou menor. Após a vistoria serão confeccionados acessórios que permitam o acesso dos cadeirantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Vereador Dudu: ";Inthegra mostra a arrogância do Firmino com o povo"
Problemas persistem no segundo dia do Inthegra em Teresina
Prefeitura diz que morte não tem relação com o Inthegra em Teresina
Promotor recomenda suspensão da propaganda do Inthegra
Ver todos os comentários | 0 |