Em ata divulgada nesta terça-feira (12), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, sinalizou que pode baixar novamente a taxa Selic em fevereiro, em seu próximo encontro, mas com ritmo menor. O mercado financeiro espera que a taxa possa ser reduzida de 7% para 6,75% ao ano.
No último encontro o ano, o comitê reduziu o juro básico da economia de 7,5% para 7%, a taxa mais baixa da série história do Banco Central, que teve início em 1986. O Comitê de Política Econômica do Banco Central resolveu manter aberta a possibilidade de continuar reduzindo a taxa de juros depois de fevereiro.
- Foto: DivulgaçãoCartão de crédito
Segundo a ata, "houve consenso em manter liberdade de ação", mas sinalizando que "o atual estágio do ciclo recomenda cautela na condução da política monetária".
De acordo com o G1, apesar de terem deixado as portas abertas para um novo corte de juros, os integrantes do Copom informam que "refletiram" na última reunião sobre o risco de a atual conjuntura inflacionária, com inflação compatível com a meta central de 4,5% em 2018, ser interrompida por uma "frustração" caso as reformas e ajustes na economia brasileira prometidos pelo presidente Michel Temer não saiam do papel.
Neste caso, o Banco Central não descartou a possibilidade de dar uma guinada na atual tendência de corte de juros, voltando a subir a Selic ao longo de 2018.
Ver todos os comentários | 0 |