O Ministério Público Estadual inaugurou nesta sexta-feira (16) a sua nova sede localizada na zona Leste de Teresina. A inauguração teve a participação do procurador-geral Cleandro Moura, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o presidente da OAB, Chico Lucas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Luciano Nunes, os deputados Luciano Nunes (PSDB), Wilson Brandão (PSB), o vereador Luiz Lobão (PMDB), entre outras autoridades.
Localizado no bairro de Fátima, na Rua Lindolfo Monteiro, nº 911, o prédio terá 15 mil metros quadrados, auditório, 8 salas de reunião e estacionamento coberto para quase 200 veículos. Em entrevista ao GP1, o procurador-geral explicou que esse novo prédio será responsável por unir algumas promotorias em um só lugar e terá mais estrutura.
“Aqui vai começar a funcionar a partir de janeiro de 2017. Aqui vai funcionar o Procon, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, o Nupevid, que é nosso Núcleo de Proteção e Combate a Violência Doméstica, além das promotorias, procuradorias e Centros de apoio da Saúde, Educação, das Pessoas com Deficiência e da Infância, todos esses órgãos, dentre outros que funcionarão aqui”, explicou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Inauguração da sede do MPE-PI na zona leste de Teresina
Segundo o procurador, um dos objetivos de alugar esse prédio é a redução de custos. Cerca de cinco prédios vão deixar de ser alugados, para que várias promotorias se concentrem nesse prédio de sete andares. A outra sede que funciona no Centro de Teresina continuará funcionando, mas apenas para a parte administrativa.
“Esse prédio na verdade é alugado. Temos vários prédios alugados pelo Ministério Público e a ideia foi exatamente reduzir isso. Já estamos fazendo campanha para informar a população sobre essa mudança e também já entramos em contato com as autoridades para disponibilizar mais ônibus para essa região. Mais de cinco prédios serão desativados e fizemos um estudo que comprovou que a locação aqui, centralizando, os custos vão diminuir com uma previsão de que a redução na conta de água e energia será de 40%”, destacou.
Franzé Silva, secretário de Administração afirmou que essa iniciativa é um avanço. “A intenção é sempre colocar os equipamentos públicos em uma situação de melhorar o atendimento para a população. Com esse novo prédio a gente centraliza várias ações que o Ministério Público tinha em lugares diversos que vai beneficiar diretamente, além da estrutura e a própria entidade, é a população que vai ter em um só lugar vários serviços que eram oferecidos em diversos locais e isso cria comodidades e agilidade e redução de custos, pois traz um prédio novo e moderno um volume de despesas menores, por isso parabenizo o Ministério Público por esse avanço”, afirmou o secretário.
Na ocasião também foram entregues as medalhas “Darcy Araújo” para 14 personalidades e instituições que contribuíram com o trabalho realizado pelo Ministério Público. O presidente Erivan Lopes foi um dos homenageados e afirmou ser importante a centralização das promotorias. “Muito importante essa iniciativa do procurador Cleandro, pois é preciso entender que o agente público precisa de um espaço salubre e saudável para poder fazer um bom atendimento para a população. Isso vai se reverte em qualidade e melhorias para a população”, disse.
Jonas Moura, prefeito de Água Branca também foi um dos homenageados e agradeceu a honraria. “Pra mim é de grande importância [essa homenagem]e acredito que também para a população de Água Branca, pois o Ministério Público sem dúvida é um parceiro importante, pois ajuda o país com suas investigações e intervenções. Da nossa parte como gestor público, nós sentimos parceiro do Ministério Público e por isso fico feliz sabendo que um órgão fiscalizador está nos homenageando”, afirmou em entrevista ao GP1.
Ver todos os comentários | 0 |