Fechar
GP1

Mundo

Ativistas são condenadas a prisão por jogarem sopa em obra de Van Gogh

O juiz Christopher Hehir afirmou que as ativistas "danificaram irreparavelmente a obra".

Duas ativistas do grupo ambientalista Just Stop Oil foram condenadas após jogarem sopa de tomate na obra “Girassóis”, de Vincente Van Gogh, na National Gallery, em Londres. Phoebe Plummer, de 23 anos, e Anna Holland, de 22, realizaram o ato em outubro de 2022 e depois se colaram na parede abaixo da pintura.

O julgamento ocorreu na Southwak Crown Court, onde Plummer foi sentenciada a dois anos de prisão, enquanto Holland recebeu uma pena de um ano e oito meses. O juiz Christopher Hehir afirmou que as ativistas “chegaram ao ponto de danificar irreparavelmente ou até mesmo destruir a obra".


Foto: Just Stop Oil/YoutubeAtivistas ambientalistas vandalizam obra "Girassóis" de Van Gogh.
Ativistas ambientalistas vandalizam obra "Girassóis" de Van Gogh.

O grupo ambientalista, intitulado de Just Stop Oil, reúne ativistas do Reino Unido que protestam contra a produção e licenciamento de novos combustíveis fósseis. O grupo utiliza a resistência civil e as ações incluem: bloqueio de estradas, vandalismo, interrupção de eventos esportivos, ataques a obras de arte e monumentos.

A sopa causou danos estimados em 13.385 dólares à moldura. Apesar do ataque, a pintura, que estava protegida por uma tela de vidro, não sofreu danos e continuou em exibição no mesmo dia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.