Manifestantes invadiram o Senado do México nessa terça-feira (10), para protestar contra a reforma judicial proposta pelo presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador. A proposta pretende alterar a forma como os juízes são escolhidos.
A reforma proposta pelo presidente mexicano sugere que os juízes, incluindo os da Suprema Corte, se candidatem a eleições decididas pelo voto popular. Além disso, o texto prevê duas eleições com voto popular para a renovação dos cargos do Judiciário. A primeira delas ocorrerá em junho de 2025.
O grupo de manifestantes é composto por funcionários do Judiciário, que estão em greve, e estudantes universitários. Guiados pelos gritos “Senhor senador, detenha o ditador”, os manifestantes adentraram o Senado e ocuparam os arredores do prédio.
Além da eleição por voto popular, a proposta também prevê que o número de ministros da Suprema Corte seja reduzido de 11 para nove e que os mandatos sejam diminuídos de 15 anos para 12 anos. A Câmara Alta aprovou a medida por 86 votos a favor e 41 contra.
Ver todos os comentários | 0 |