Além de eleger Donald Trump, o Partido Republicano também conquistou a maioria das cadeiras no Senado dos Estados Unidos nas eleições desta terça-feira (5), retomando o controle da Casa. Anteriormente, o controle do Senado estava com o Partido Democrata desde 2020.
Ao todo, 34 senadores foram eleitos neste ano, o que representa um terço das 100 cadeiras do Senado. Com isso, os republicanos ganharam três assentos, totalizando 52 representantes. Já os democratas perderam três assentos, totalizando 42 cadeiras. Anteriormente, a Casa era composta por 51 democratas e 49 republicanos.
Nos Estados Unidos, cada senador tem um mandato de seis anos, com renovação de um terço das cadeiras a cada dois anos. Agora, com a maioria, os republicanos definirão as pautas e as decisões do Senado. Além da eleição para a presidência e o Senado, os norte-americanos foram às urnas para eleger 435 novos deputados.
Neste caso, a Câmara dos Deputados é renovada integralmente a cada dois anos, com os eleitos representando distritos específicos. No cenário atual, a Câmara dos EUA possui maioria republicana, sendo composta por 220 republicanos e 212 democratas. Com as eleições, quem conseguir eleger 218 deputados obterá a maioria na Casa.
Ver todos os comentários | 0 |