Fechar
GP1

Mundo

Eleições nos EUA: veja os horários e como acompanhar a votação

Diferente do Brasil, onde o presidente é eleito por voto direto, os EUA utilizam um sistema indireto.

Nesta terça-feira (05), milhões de americanos irão às urnas para escolher o próximo presidente em uma das disputas mais acirradas da história recente, com os dois principais concorrentes, Kamala Harris e Donald Trump, apresentando empate em quase todas as pesquisas de intenção de voto. No sistema norte-americano, os eleitores votam em delegados estaduais, que formarão o Colégio Eleitoral e têm a responsabilidade de decidir o vencedor da eleição presidencial.

O Colégio Eleitoral é composto por 538 delegados, distribuídos proporcionalmente entre os estados de acordo com a população. A Califórnia, com 54 delegados, é o estado com mais representantes, seguida pelo Texas (40), Flórida (30) e Nova York (28). Já estados menores, como Dakota do Norte, Delaware e Vermont, possuem apenas três delegados cada. Todos os estados, exceto Maine e Nebraska, adotam o sistema de “the winner takes all”, em que o candidato mais votado em cada estado leva todos os delegados daquele estado.


Foto: Alan Santos/Presidência da República e Reprodução/InstagramDonald Trump e Kamala Harris
Donald Trump e Kamala Harris

A apuração dos votos começa logo após o fechamento das urnas, que ocorre em horários diferentes dependendo do fuso horário de cada estado. O último estado a encerrar a votação será o Alasca, às 2h de quarta-feira (06), no horário de Brasília. Vale destacar que, embora os votos ainda estejam sendo contados, a mídia americana frequentemente antecipa o resultado com base em projeções de votos e dados parciais.

Por isso, os interessados em acompanhar a apuração devem ficar atentos às atualizações das principais redes de notícias americanas, que oferecem cobertura ao vivo e análises em tempo real. O resultado oficial geralmente é confirmado logo após a apuração preliminar, com base nos delegados conquistados por cada candidato no Colégio Eleitoral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.