A orca Lolita, que passou mais de 52 anos no Miami Seaquarium, morreu pouco antes de ganhar a liberdade. A informação foi confirmada através das redes sociais do parque de mamíferos marinhos nesta sexta-feira (18).
“Apesar de ter recebido o melhor atendimento médico possível, ela morreu na tarde de hoje, do que se acredita ter sido um problema renal”, publicou o Miami Seaquarium na rede social X.
Over the last two days, Toki started exhibiting serious signs of discomfort, which her full Miami Seaquarium and Friends of Toki medical team began treating immediately and aggressively. Despite receiving the best possible medical care, she passed away Friday afternoon... pic.twitter.com/hx79OhGn2O
— Miami Seaquarium (@MiamiSeaquarium) August 18, 2023
A instituição ainda lamentou a morte da orca, de 57 anos, e agradeceu a ela por “nos inspirar a cada dia”. O Miami Seaquarium também divulgou um vídeo de Lolita.
You will always be in our hearts. Thank you for inspiring us every day ???? pic.twitter.com/4ACXIxiXXI
— Miami Seaquarium (@MiamiSeaquarium) August 19, 2023
O aquário fica fechado neste sábado (19), mas reabre no domingo (20). “É verdadeiramente um momento triste para nós. Obrigado pelas amáveis palavras e apoio”, acrescentou.
Miami Seaquarium will be closed tomorrow, August 19, to allow our team to reflect on Lolita’s life and legacy. It is truly a sad time for us. Thank you for the kind words and support.
— Miami Seaquarium (@MiamiSeaquarium) August 19, 2023
We will open again on Sunday.
No ano passado, a orca deixou de se apresentar ao público devido a problemas de saúde.
Luta pela liberdade
Lolita, uma orca de 57 anos capturada em 1970 em uma enseada perto de Seattle, também é conhecida como Toki, um nome que é a abreviação do nome nativo americano do animal, Tokitae. Segundo informações do jornal Miami Herald, o plano de devolver Lolita ao seu habitat natural requer aprovação federal. Lolita foi aposentada dos shows em março de 2022, após a mudança de administração.
Em março deste ano, após uma luta de décadas, o Miami Seaquarium informou que chegou a um acordo envolvendo com a organização sem fins lucrativos Friends of Lolita para levar o animal a um santuário oceânico no noroeste do Pacífico dentro de dois anos. Na época foi publicada nas redes sociais do aquário da Flórida, Estados Unidos.
A luta pela libertação de Lolita ganhou força após o documentário de 2013 “Blackfish” mostrar o cativeiro das orcas.
Ver todos os comentários | 0 |