Uma forte onda de calor causou a morte de pelo menos 98 pessoas na Índia. O país registrou altas temperaturas nos últimos dias, chegando aos 44°C, principalmente nos estados de Bihar e Uttar Pradesh. Outros 450 cidadãos estão hospitalizados em decorrência de problemas causados pelo calor.
Segundo informações da agência de notícias Europa Press, desde quinta-feira (15), foram registradas 54 pessoas mortas na cidade de Uttar Pradesh, por desidratação ou por doenças preexistentes agravadas pela alta na temperatura, o município foi o mais afetado do país indiano.
Uma equipe médica foi enviada a capital do Estado indiano para investigar se alguma doença respiratória pode ter causado uma gravidade de sintomas nas pessoas. Segundo autoridades locais, a maioria das mortes é registrada em pessoas com mais de 60 anos e que já eram portadoras de problemas de saúde agravados pelo calor.
Os meses de abril, maio e junho costumam ser os mais quentes do país. O Departamento Meteorológico Indiano (IMD), havia alertado que semana passada as temperaturas extremas iriam atingir algumas partes da Índia e aconselhou que idosos com mais de 60 anos permanecessem em casa durante o dia.
As temperaturas no país estão se tornando cada vez mais intensas ao passar dos anos. Os habitantes da Índia costumam sofrer também com a escassez de água nesses períodos. Em 2015 as fortes temperaturas provocaram a morte de aproximadamente 1.000 pessoas no país asiático.
Ver todos os comentários | 0 |