A Polícia Federal instaurou, no último dia 6 de dezembro, uma investigação para apurar suspeitas de compra de votos em favor de Jove Soares, prefeito eleito de Assunção do Piauí, e Ronivon Lima, vereador eleito no município, que são acusados de oferecer dinheiro e promessas de emprego em troca de apoio eleitoral. O caso foi registrado, inicialmente, na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Maior, e encaminhado ao Juízo de Garantias Eleitorais do Núcleo I, que determinou o prosseguimento das diligências pela PF.
De acordo com o inquérito policial, os fatos ocorreram entre os dias 27 e 28 de setembro de 2024, quando Jove Soares e Ronivon Lima teriam visitado as residências de duas pessoas oferecendo, respectivamente, R$ 7.000,00 e R$ 10.000,00, além de promessas de emprego público, em troca de votos.
Já no dia 29 de setembro, uma das pessoas procurada pelos então candidatos, formalizou a denúncia na Polícia Civil, acompanhado de testemunhas. Denunciante declarou que parte do dinheiro prometido já havia sido entregue e estava sob a posse de uma das testemunhas. Porém, essa pessoa relatou que o pagamento do valor oferecido seria realizado no dia 29 de setembro, mas, até o registro do boletim de ocorrência, o montante não havia sido entregue.
Após a formalização da denúncia, a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Campo Maior encaminhou a notícia-crime ao Ministério Público Eleitoral no dia 23 de outubro de 2024. Em despacho posterior, o a Justiça Eleitoral determinou o envio do caso à Polícia Federal.
Já no dia 27 de novembro, o juiz Teófilo Rodrigues Ferreira determinou a continuidade das diligências sob a responsabilidade da Polícia Federal.
Outro lado
O GP1 tentou entrar em contato com o prefeito eleito de Assunção do Piauí, Jove Soares, mas nossas ligações não foram atendidas. O vereador eleito Ronivon Lima não foi localizado. O espaço está aberto para esclarecimentos.
Ver todos os comentários | 0 |