Pelo menos 288 pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas após colisão entre dois trens de passageiros e um trem de mercadorias na cidade de Balasore, no leste do estado de Odisha, na Índia, nessa sexta-feira (02). O número de mortes foi revelado pelo secretário-chefe de Odisha, Pradeep Jena, ao Jornal The Times of India.
Acredita-se que um trem de passageiros tenha descarrilado e depois atingido outro trem que vinha no trilho ao lado. As linhas envolvidas no acidente foram a Coromandel Express e a Howrah Superfast Express. Autoridades locais disseram que um terceiro de trem de carga, também foi envolvido no acidente, mas não forneceram mais detalhes.
Conforme as informações do The Time of India, ao menos 1.257 passageiros estavam no Coromandel e outros 1.039 viajavam pelo Yeshwantpur-Howrah Express. Os feridos foram encaminhados a hospitais.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, visitou o local do acidente na tarde deste sábado (03). Ele disse estar angustiado com o acidente e afirmou que seus pensamentos estão com as famílias enlutadas.
Took stock of the situation at the site of the tragedy in Odisha. Words can’t capture my deep sorrow. We stand committed to providing all possible assistance to those affected. I laud all those working round the clock, on the ground and helping out in relief work.
— Narendra Modi (@narendramodi) June 3, 2023
“As operações de resgate estão em andamento no local do acidente e toda a assistência possível está sendo dada aos afetados”. Nesta hora de dor, meus pensamentos estão com as famílias que perderam entes queridos. Que os feridos se recuperem rapidamente”, escreveu Narendra Modi nas redes sociais.
Esse é considerado o pior acidente ferroviário da Índia desde o último que aconteceu em junho de 1981, quando quase 800 pessoas morreram após sete das nove carruagens de um trem superlotado caírem no rio durante um ciclone.
Investigação
De acordo com o jornal indiano, o ministro das ferrovias do país, Ashwini Vaishnaw, ordenou uma investigação de alto nível sobre o acidente. "Um inquérito detalhado de alto nível será conduzido, e o comissário de segurança ferroviária também fará um inquérito independente", comunicou ele em entrevista a jornalistas.
De acordo com o jornal indiano, um oficial afirmou que o acidente pode ter sido causado por conta de um "erro humano na sinalização".
Com informações do repórter Mateus Rocha para o GP1
Ver todos os comentários | 0 |