A estudante de Direito Zoe Martinez, que ficou conhecida nas redes sociais por falar da realidade vivida pelos cubanos na ditadura de Miguel Díaz-Canel, desabafou nesta sexta-feira (6) em seu canal do YouTube. Martinez contou que os avós estão infectados com coronavírus e que quem está com covid-19 no país está sentenciado à morte.
“Meus avós estão com corona e não estão conseguindo atendimento médico, não tem remédio nem nada no hospital. Quem chega em um hospital cubano e fica internado é uma sentença de morte para a pessoa. Eles estão tentando se cuidar em casa mesmo, só que tão muito debilitados”, desabafou.
Zoe Martinez contou que seu avô caiu e está com um corte grande na cabeça, mas não foi ao hospital porque as unidades de saúde não estão fazendo exames e nem possuem medicamentos.
“Meu avô desmaiou no banheiro e minha avó encontrou ele desmaiado no chão. Ele está com um corte muito grande na cabeça, mas não pode ir ao hospital. A primeira coisa que perguntei foi se fizeram uma tomografia nele, porque meu avô tem 70 e poucos anos. E a primeira coisa era fazer uma tomografia para saber se está tudo bem e minha avó falou que não foram porque no hospital não tem remédio e não estão fazendo raio x”, continuou Zoe.
Fracasso do socialismo
A estudante destacou que a culpa para o país ter chegado nessas condições é negligência da ditadura. “Todo mundo que está pegando coronavírus em Cuba está sentenciado à morte porque não tem nada lá. E você aí não venha falar do embargo. Para de falar que é por causa do embargo, é por negligência da ditadura, é porque o socialismo é um fracasso, está sentenciado ao fracasso. São mortes em massa”, seguiu a estudante.
Mau caráter
Zoe chamou as pessoas que insistem em defender a ditadura de Cuba de mau caráter. “Se você continua apoiando regimes como o de Cube, continua apoiando regime de socialismo, você é um mau caráter. Essa é a palavra que resume você. É mau caratismo apoiar regimes ditatoriais como o de Cuba, é mau caratismo apoiar o socialismo. O que mais faço é trazer provas que o socialismo em Cuba fracassou em Cuba como fracassou em todo o mundo”, finalizou.
Covid-19 em Cuba
Conforme dados do Ministério da Saúde, Cuba tem a maior taxa diária de mortes e casos de covid-19 na América Latina. Na quinta-feira (5) Cuba registrou 807 infecções por milhão de habitantes e sete óbitos por milhão de pessoas.
Ver todos os comentários | 0 |