Imagem: Divulgação Facebook terá botão "não curti"
Na última terça-feira (15), o presidente-executivo e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que a rede social está desenvolvendo um botão de “não curti” (“dislike” em inglês). O anúncio foi feito durante uma sessão de perguntas e respostas na sede do Facebook, na Califórnia. “Eu acho que as pessoas têm perguntado sobre o botão “não curti” por muitos anos. Hoje é um dia especial porque posso dizer que estamos trabalhando nisso e vamos implementá-lo”, disse Zuckerberg.
Ao ser perguntado por que a rede social ainda não tinha desenvolvido algo do gênero, o presidente da empresa se justificou dizendo que não queria um sistema parecido com o do Reddit, em que os usuários votam em promover conteúdo.
Com o tempo, Zuckerberg entendeu que as pessoas queriam apenas uma nova maneira de se expressar além do botão “curti”.
O presidente da empresa usou como exemplo alguns momentos do noticiário, como a atual crise de refugiados no Mediterrâneo. Os usuários não querem curtir publicações assim, mas não há outra opção atualmente. “O que eles querem é a habilidade de expressar empatia. Nem todo momento é um bom momento”, afirmou o empresário.
Ainda em dezembro de 2014, Zuckerberg já havia dito que o Facebook planejava outros botões que não expressasse somente positividade. “Há mais sentimento que as pessoas gostariam de expressar que os positivos ou de que elas gostaram de algo”, disse.
Na ocasião, o presidente da empresa disse que “muitas vezes as pessoas compartilham coisas no Facebook que são momentos tristes de suas vidas” e, que por esse motivo, os usuários “se sentem confortáveis apertando ‘curtir’ não é o sentimento apropriado para quando alguém perde uma pessoa ou está falando sobre um assunto difícil”.
“Não curti” funciona
O site tem parâmetros e regras para avaliar o conteúdo publicado e definir o que será exibido para cada usuário. Todos os cliques, publicações, curtidas e comentários alimentam o algoritmo.
De acordo com essa fórmula, o Facebook conhece a preferência de cada membro e filtra as publicações a serem exibidas.
O “curtir” tem um peso muito importante nesta equação desde que foi criado, em 2009. Quanto mais curtidas tem um post, maiores são as chances de ele aparecer para mais usuários e movimentar ainda mais o facebook.
O “não curti” funcionará para o algoritmo saber o que não exibir para o usuário.
Ver todos os comentários | 0 |