A taxa de natalidade do Japão registrou a oitava queda consecutiva em 2023, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde japonês na última quarta-feira (05). Conforme consta no relatório, 727 mil crianças nasceram no ano passado.

Já a taxa de fecundidade ficou em 1,2 durante 2023. O número corresponde a expectativa da quantidade média de filhos que uma mulher vai ter durante toda a vida.

Aproximadamente 475 casamentos foram realizados em 2023 no país, demonstrando uma queda de 6% ao comparar com o ano anterior. As autoridades afirmam que esse número baixo de matrimônios contribui para a diminuição da taxa de natalidade.

O secretário-chefe de gabinete do governo do Japão, Yohimasa Hayashi, afirmou que a instabilidade econômica contribui para os japoneses não casarem e terem filhos. Além disso, a dificuldade administrar a vida profissional e parental também é um dos motivos dessa queda.

Hyashi afirmou para alguns jornalistas locais que a queda na taxa de natalidade reflete “uma situação crítica”, e declarou que eles têm até 3020 para reverter a situação.