O Partido Democrata ficou em estado de alerta após o debate presidencial dos Estados Unidos ocorrido na noite dessa quinta-feira (27), entre Joe Biden, candidato a reeleição, e seu rival republicano Donald Trump. De acordo com a imprensa norte-americana, o atual presidente dos EUA, de 81 anos, teve uma performance considerada instável.

Durante o debate, Biden falhou em afastar as preocupações sobre sua capacidade para um novo mandato e ainda as endossou. Em determinados momentos, o presidente dos EUA apresentou dificuldades nas respostas.

“Neste momento, há um pânico profundo, amplo e muito agressivo no Partido Democrata. Começou minutos após o início do debate e continua até agora. Envolve estrategistas do partido, envolve funcionários eleitos, envolve arrecadadores de fundos. E eles estão tendo conversas sobre o desempenho do presidente, que acham que foi desastroso, que acham que prejudicará outras pessoas do partido na chapa, e estão discutindo sobre o que devem fazer a respeito”, disse Van Jones, jornalista da CNN.

Analistas apontam que, após a performance ruim no debate, Biden deve sofrer uma queda no financiamento de sua campanha. Uma pesquisa feita pela CNN apontou que 67% dos espectadores consideraram Trump o grande vencedor.