O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan pediu a prisão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, do ministro da Defesa, Yoav Gallant e de três líderes do grupo terrorista, Hamas. Todos os pedidos foram efetuados na manhã desta segunda-feira (20), através de nota oficial.

“Hoje estou apresentando pedidos de mandados de prisão perante a Câmara de Instrução do Tribunal Penal Internacional, devido a situação no Estado da Palestina”, afirmou Karim Khan. De acordo com o procurador, existem provas de crimes de guerra contra todos os cinco acusados.

Segundo Khan, os três líderes do Hamas: Yahya Sinwar, Mohammed Diab Ibrahim Al-Masri e Ismail Haniyeh, supostamente cometeram crimes contra a humanidade e crimes de guerra, segundo o Estatuto de Roma. Além disso, o procurador do TPI ressaltou que o primeiro-ministro de Israel também cometeu crimes contra humanidade e crimes de guerra.

A guerra entre Israel e o grupo terrorista do Hamas, foi declarada no dia 7 de outubro de 2023, após o ataque brutal dos terroristas que resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas.