Uma criança morreu e outras duas ficaram feridas após um ataque a tiros em uma escola chamada Viertola, em Vantaa, um subúrbio de Helsinque, na Finlândia, na manhã desta terça-feira (02). Segundo a polícia local, o crime foi cometido por um menino de 12 anos, que foi levado sob custódia logo após o ataque.
A polícia não divulgou o nome das vítimas e nem do suspeito, só informou que todos são finlandeses e tem 12 anos de idade, além de serem alunos da instituição. As vítimas foram levadas para um hospital.
Segundo a prefeitura, a instituição de ensino tem cerca de 800 alunos matriculados, do primeiro ao nono ano e uma equipe de 90 funcionários trabalhando no local.
Ainda não foi divulgado detalhes de como o ataque teria sido anunciado, mas a polícia informou que o suspeito admitiu que agiu sozinho e investigações preliminares mostram que a criança tinha uma arma registrada em nome de um “parente próximo”.
O primeiro-ministro da Finlândia, Petteri Orpo , utilizou as redes sociais para se manifestar sobre o ocorrido. “A cena do tiroteio em Vantaa choca profundamente. Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos e os restantes alunos e funcionários da escola Viertola”, escreveu Orpo.