Fechar
GP1

Piauí

Ex-deputado Alfredo Nunes Leal morre aos 98 anos em Teresina

O advogado e odontólogo da cidade de Regeneração atuou em diversas frentes em sua trajetória de vida.

Morreu nas primeiras horas desta quarta-feira (27) o ex-deputado estadual do Piauí, Alfredo Alberto Nunes Leal, aos 98 anos. Natural da cidade de Regeneração, o advogado e também odontólogo atuou em diversas frentes em sua trajetória de vida.

Alfredo Nunes foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas iniciou a carreira política como vereador de Regeneração, onde também foi eleito prefeito no ano de 2000. O velório do ex-deputado estadual será realizado a partir das 9h, na Funerária Pax União, na zona Sul de Teresina.


Foto: Reprodução/FacebookAlfredo Nunes Leal
Alfredo Nunes Leal

Ele atuou como advogado e também na qualidade de promotor de Justiça em Teresina. Na capital, Alfredo também foi delegado de Trânsito e Costumes. No entanto, ganhou notoriedade como diretor do Instituto Estadual de Criminalística no Governo Pedro Freitas (1951-1955).

Foi diretor da Associação Comercial Piauiense, presidiu o Piauí Esporte Clube e depois a Federação de Futebol do Piauí por duas vezes (entre 1960 e 1962 e mais tarde de 1963 e 1966). Segundo suplente de deputado estadual pelo Piauí em 1954, foi eleito para o respectivo cargo em 1958, 1962 e 1966.

Cassação

Alfredo Nunes foi cassado pelo Regime Militar de 1964 através do Ato Institucional Número Cinco em 13 de março de 1969 e teve os direitos políticos suspensos durante dez anos. Depois se filiou ao PDS com o fim do bipartidarismo, foi secretário municipal de Serviços Urbanos entre 1982 e 1983, na passagem de Jesus Tajra como prefeito de Teresina.

Procurador-geral do estado no primeiro Governo Hugo Napoleão, retornou à presidência da Federação de Futebol do Piauí em 1985, mas perdeu a eleição para deputado estadual pelo PFL em 1986.

Durante a passagem de Hugo Napoleão como ministro da Educação no Governo José Sarney, Alfredo Nunes foi secretário especial de Educação Física e Desportos e em 1989 se elegeu vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol para a Região Norte do Brasil.

Por sim, foi eleito prefeito de Regeneração pelo PTB no ano de 2000, mas não conseguiu se reeleger.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.