A Polícia Nacional da Colômbia divulgou que 130 sapos venenosos foram apreendidos no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, nessa segunda-feira (29). Eles estavam sendo transportadas de forma ilegal por uma brasileira de 37 anos, que não teve a identidade revelada, e viajava para São Paulo, com escala no Panamá.
Ainda segundo a polícia, os sapos pertencem a uma espécie que está ameaçada de extinção e todos estavam sendo levados dentro de potes de filmes fotográficos. Após a apreensão, os animais foram levados para receberem atendimento veterinário, pois as autoridades informaram que eles estavam desidratados e estressados.
Durante uma entrevista para o jornal local da Colômbia, Caracol, o coronel Juan Carlo Arévalo, disse que os animais estavam quase morrendo.
A secretária do meio ambiente de Bogotá, Adriana Soto, informou que os bichos foram tirados de uma comunidade chamada Nariño, a 830 quilômetros da capital colombiana.
“Esses sapos eram originalmente provenientes de Nariño. A cidadã brasileira afirmou que havia ganhado os sapos de uma comunidade local”, disse a secretária.