O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira (26). Na noite de terça-feira (25), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e estava com insuficiência renal aguda. O gestor reeleito estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, no Centro-Sul da capital mineira, desde o dia 3 de janeiro.
Mesmo após ser reanimado, seu quadro se agravou com choque cardiogênico, quando o coração não consegue bombear o sangue para os pulmões e para o resto do corpo.

Em 3 de janeiro, o chefe do Executivo da capital mineira deu entrada na UTI, onde ficou por 26 dias, com insuficiência respiratória aguda, que evoluiu para pneumonia. Nesse período, foi intubado. Recebeu alta da UTI no dia 29 de janeiro, mas seguia internado em hospital de Belo Horizonte.
Fuad Noman assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte em março de 2022. Em 2024, foi reeleito após vencer o adversário Bruno Engler (PL) no 2º turno, com 53,73% dos votos válidos. Ele havia tomado posse de forma remota em 1º de janeiro.
Desde a reeleição, Fuad passou a enfrentar várias internações devido a problemas de saúde, incluindo um câncer, Linfoma Não-Hodgkin (LNH). Durante o período em que era pré-candidato à reeleição, em julho de 2024, o prefeito divulgou o diagnóstico de câncer e conciliou a campanha eleitoral com sessões de quimioterapia.
O vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) esteve à frente da prefeitura de forma interina durante as internações do prefeito. Fuad Noman deixa sua esposa, a primeira-dama Mônica Drummond, dois filhos e quatro netos.
Confira a nota oficial da Prefeitura de Belo Horizonte na íntegra:
"É com profundo pesar que a Prefeitura de Belo Horizonte informa o falecimento do prefeito Fuad Noman, ocorrido nesta data.
Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no Governo Federal, Governo de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.
Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público.
Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade."
Ver todos os comentários | 0 |