O bilionário Elon Musk, que está à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no Governo Trump, anunciou nesta segunda-feira (03) que está trabalhando para que ocorra o fechamento da Agência de Assistência Internacional Estados Unidos, a USaid. No comunicado, o empresário afirmou que recebeu o apoio do presidente dos EUA nessa decisão.
No ano de 2024, a USaid foi responsável pelo gerenciamento de US$ 40 bilhões. Nas redes sociais, Musk classificou a agência como uma “organização criminosa” e “ninho de víboras”.
Segundo a agência de notícias Reuters, funcionários da agência receberam um e-mail avisando para que eles não fossem trabalhar presencialmente nesta segunda-feira (03). A sede da USaid, localizada em Washington, também teve as placas de identificação retiradas durante o final de semana.
Fontes também revelaram que dois altos funcionários da organização foram afastados nesse domingo (02), após tentarem impedir que representantes do DOGE tivessem acesso a documentos confidenciais no prédio.
Musk recebeu elogios de Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem elogiado a atuação de Musk na chefia do DOGE. “Elon está focado em cortar gastos federais. Nem sempre concordamos, mas ele está fazendo um ótimo trabalho”, afirmou o republicano.
Em um de seus primeiros decretos como chefe da Casa Branca, Trump interrompeu por 90 dias a assistência humanitária enviada pelos EUA ao redor do mundo, incluindo as que eram administradas ela USaid.
Ver todos os comentários | 0 |