Durante o baile de gala da posse de Trump, realizado nesse sábado (18), o presidente da Argentina Javier Milei afirmou que, por conta do que chamou de “regime de Lula”, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve a restituição do passaporte negado, sendo assim impedido de participar da posse do republicano como presidente dos Estados Unidos. A cerimônia aconteceu nessa segunda-feira (20) no Capitólio, em Washington D.C..
Jair Bolsonaro chegou a ser convidado pelo republicano para participar do evento, e Milei foi um dos que disse sentir falta do ex-presidente durante as solenidades nos EUA. “É um grande amigo e lamento muito que o regime de Lula não tenha deixado vir”, afirmou o presidente argentino.
Bolsonaro teve a devolução do passaporte negada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A determinação do magistrado se deu em consonância com o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que viu o risco de fuga do ex-presidente.
A defesa de Bolsonaro refutou o argumento da PGR por acreditar que o tempo de vigência das medidas cautelares é “excessivo”. Também foi mencionada a viagem do ex-presidente a Argentina em dezembro de 2023 para a posse de Milei, em que Bolsonaro retornou ao Brasil, refutando assim a alegação de risco de fuga.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, viajaram aos EUA para prestigiar a cerimônia que marcou o retorno de Trump à Casa Branca.
Ver todos os comentários | 0 |