O Gabinete de Investigação da Corrupção da Coreia do Sul solicitou à Justiça a emissão de um mandado de prisão para o presidente suspenso Yoon Suk Yeol. O pedido foi feito por causa da imposição da lei marcial no país, no início de dezembro. A Informação foi divulgada pela agência de notícias Yonhap.
O presidente afastado passa por uma investigação criminal por insurreição, já que impôs uma lei marcial que restringiu os direitos dos civis. Na época ele alegou que a implementação da lei, que durou aproximadamente seis horas, era motivada por uma ameaça de agentes pró-Coreia do Norte.
É a primeira vez na história do país que um presidente é alvo de um pedido de emissão de mandado de prisão. Caso condenado, Yoon pode pegar prisão perpétua, ou pena de morte.
Impeachment do presidente
Yoon Suk Yeol sofreu um impeachment no início de dezembro, e foi afastado do cargo de presidente da Coreia do Sul até que o Tribunal Constitucional sul-coreano decida se vai acatar a decisão do Parlamento para o retirar definitivamente da função.
Após o afastamento, Yoon foi substituído pelo primeiro-ministro, Han Duck-soo, como prevê a Constituição sul-coreana.
Ver todos os comentários | 0 |