O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, afirmou que foi o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quem propôs a criação de uma moeda única para os países do Brics. A declaração de Lavrov ocorreu durante uma entrevista à TV Brics.
“O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi o iniciador, na Cúpula do Brics em Joanesburgo, em 2023, da discussão sobre sistemas de pagamento alternativos, um dos temas da presidência russa. Em resposta a essa iniciativa, formalizada na Declaração de Joanesburgo, ministros das finanças e chefes de bancos centrais trabalharam no assunto. Houve progresso, mas ainda é necessário concluir esse trabalho para garantir que existam mecanismos prontos para uso”, afirmou o ministro.
Na entrevista, Lavrov também expressou confiança de que Lula “fará questão de que esse tema seja uma das prioridades” durante seu mandato.
Trump comenta proposta e ameaça tarifas
No entanto, a ideia de Lula pode gerar repercussões econômicas para os países do grupo. Neste sábado, 30, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu à possibilidade de uma moeda única para o Brics. Trump ameaçou os países que decidirem adotar a nova moeda ou negociar fora do dólar, dizendo que os Estados Unidos imporiam “tarifas de 100%” sobre as trocas comerciais com essas nações.
Trump declarou que não há chance de o Brics, que inclui países como Brasil, China e Rússia, substituir o dólar norte-americano no comércio internacional. Ele alertou que qualquer nação que tente adotar uma moeda diferente do dólar perderá o direito de negociar com os Estados Unidos.
“A ideia de que os países do Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e observamos acabou”, afirmou Trump. “Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar norte-americano.”
O republicano reforçou a ameaça: “Dólar ou eles enfrentarão tarifas de 100% e deverão dizer adeus às negociações com a maravilhosa economia norte-americana. Eles podem procurar outro otário! Não há hipótese de o Brics substituir o dólar norte-americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve dar adeus à América.”
Ver todos os comentários | 0 |