Fechar
GP1

Internacional

NASA envia sonda para investigar indícios de vida em Júpiter

Nasa acredita na existência de um oceano salgado maior que todos os oceanos da terra juntos, em Júpiter.

Na segunda-feira (15), a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA, conhecida como NASA (National Aeronautics and Space Administration, em inglês), lançou a sonda Clipper com destino à lua Europa, de Júpiter. O objetivo da missão é investigar a possível existência de vida nesse satélite. O lançamento, inicialmente programado para a sexta-feira (11), foi adiado devido à passagem do furacão Milton.

Desde 1990, a agência possui evidências de que, sob a camada de gelo de Europa, existe um vasto oceano salgado contendo mais água do que todos os oceanos da Terra juntos. A missão, chamada Aurora Clipper, é a primeira da NASA focada em estudar um mundo oceânico fora da Terra, e a sonda percorrerá pelo menos 2,9 milhões de quilômetros até iniciar sua órbita em torno de Júpiter.


Foto: NASA, ESA, CSA, e B. Holler e J. Stansberry (STScI)Imagens de Júpiter capturadas pelo telescópio James Webb
Imagens de Júpiter

A sonda Clipper está equipada com nove instrumentos científicos, incluindo um radar para penetrar o gelo, câmeras e um sensor térmico para identificar áreas de gelo mais quente e possíveis erupções recentes de água.

Para garantir o funcionamento desses dispositivos sob a fraca luz solar de Júpiter, a sonda transporta os maiores painéis solares já utilizados pela NASA em uma missão interplanetária. Com os painéis abertos, a sonda mede 30,5 metros de comprimento.

Espera-se que, em 2031, a Clipper inicie seus sobrevoos científicos em Europa, com o objetivo de determinar a espessura da camada de gelo, investigar a composição do oceano abaixo e caracterizar a geologia da lua.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.