Fechar
GP1

Internacional

Rishi Sunak é oficializado como premiê do Reino Unido

Monarca britânico incumbiu líder conservador de formar novo governo, confirmando Sunak como premiê.

O rei Charles III oficializou o líder conservador Rishi Sunak como novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta terça-feira, 25, em uma reunião no Palácio de Buckingham. Eleito como nova liderança do Partido Conservador na segunda-feira, Sunak foi nomeado após o monarca aceitar o pedido de renúncia da ex-premiê Liz Truss. O primeiro governante vindo de uma família de imigrantes da História britânica afirmou que pretende colocar a estabilidade econômica e a recuperação da confiança no centro do seu governo.

Em um pronunciamento na manhã desta terça, em frente ao Número 10 de Downing Street, Sunak afirmou que “erros foram cometidos” durante a breve passagem de Truss pelo governo e disse que assume com o objetivo de enfrentar uma “profunda crise econômica” com “integridade, profissionalismo e responsabilidade”.


Imagens divulgadas pela família real britânica mostram Charles III apertando as mãos de Sunak em Buckingham. No sistema de monarquia parlamentarista britânico, o rei cumpre o papel cerimonial de indicar o novo líder do governo. Sunak será a terceira pessoa a ocupar o cargo de premiê neste ano, após as renúncias de Boris Johnson e Liz Truss.

Aos 42 anos, Sunak é o primeiro-ministro mais novo a ocupar o cargo em 200 anos. Ele também se tornou o primeiro premiê a ser empossado por Charles III, uma vez que Liz Truss, primeira a servir durante o reinado do monarca, recebeu a incumbência de formar governo da rainha Elizabeth II.

A expectativa é que ele indique os secretários de seu gabinete o mais rápido possível para endereçar problemas como a instabilidade econômica, que se encaminha para virar uma recessão, e a instabilidade política, que rachou o Partido Conservador nos últimos meses.

Após o encontro com Charles III, Sunak fez um pronunciamento em frente à residência oficial do primeiro-ministro, no Número 10 de Downing Street, prometendo restaurar a estabilidade e a confiança na economia britânica.

“Colocarei a estabilidade econômica e a confiança no centro da agenda deste governo. Isso significa que decisões difíceis terão de ser tomadas”, afirmou.

Na agenda externa, Sunak reafirmou o compromisso do Reino Unido em apoiar a Ucrânia contra a Rússia, apesar das dificuldades econômicas do país. “Esta terrível guerra (...) deve ser conduzida com sucesso até o fim”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.