O governo do Chile anunciou, na terça-feira (25), que 90% das residências já tiveram o fornecimento de energia restabelecido após um apagão que deixou mais de 20 milhões de pessoas sem eletricidade. O incidente também afetou serviços de transporte e o funcionamento do comércio em diversas regiões do país.
De acordo com o Sistema Elétrico Nacional ( SEN ), órgão responsável pela gestão da eletricidade no Chile, até a meia-noite desta quarta-feira (26), a energia já havia sido totalmente restabelecida da região central, na altura de Valparaíso, até o extremo sul, incluindo a ilha de Chiloé.
No entanto, no norte do país, especialmente na região de Antofagasta, a recuperação ainda é parcial, com cerca de 30% da população permanecendo sem fornecimento de energia.
O apagão foi causado por uma falha na linha de transmissão de 500 mil volts, responsável por cerca de 25% da demanda energética das regiões central e sul do Chile. O problema teria ocorrido no sistema de proteção da linha, levando ao desligamento total da rede.