A Meta , dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, anunciou uma demissão em massa de cerca de 4 mil funcionários nesta segunda-feira (10), visando promover uma mudança de foco para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA), conforme relatado pela agência de notícias Reuters.

Os cortes foram comunicados globalmente por e-mail, com base em avaliações de desempenho, onde os funcionários desligados tiveram seus acessos aos sistemas da empresa revogados em até uma hora depois do aviso.

Devido as leis trabalhistas, a União Europeia não deve ser afetada imediatamente. “Será um ano intenso, então apertem os cintos”, disse Zuckerberg, em uma reunião com a equipe.

Esse movimento faz parte de uma estratégia mais ampla da Meta, que inclui a contratação de especialistas em aprendizado de máquinas para reforçar seu compromisso com o avanço em IA. Um memorando interno, obtido pela agência de notícias Reuters apontou que a Meta está focada no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, a exemplo da IA e óculos, como a próxima plataforma de computação.