Justin Trudeau anunciou que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Canadá. A declaração foi feita através de uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, (06).
O premiê disse durante a coletiva que a renúncia vai ser confirmada depois que o Partido Liberal selecionar o próximo líder, o que deve ocorrer “durante um processo competitivo forte”.
“Esse país merece uma escolha real na próxima eleição”, disse Trudeau a repórteres em Ottawa. “Embora tenha uma batalha interna, talvez eu não seja a melhor opção”, completou.
Ainda durante o seu pronunciamento, ele afirmou que o Parlamento será suspenso até 24 de março, enquanto um novo líder é escolhido.
Trajetória de Justin Trudeau
Filho do ex-premiê canadense Pierre Elliot Trudeau, Justin Trudeau entrou pela primeira vez na política em 2008, após ser eleito para o Parlamento.
Ele reivindicou o cargo de primeiro-ministro depois de realizar uma campanha em uma plataforma anticonservadora e ganhar maioria nas eleições, em 2015, quando derrotou Stephen Harper.
Trudeau ganhou bastante popularidade no país ao promover valores progressistas no cenário global, se autodeclarando um antídoto ao ex-presidente Donald Trump.
O premiê venceu as eleições em 2019 e 2021. Porém, nos últimos tempos a sua popularidade caiu severamente, após acusações de racismo quando fotos antigas dele realizando blackface repercutiram.