O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori , morreu nesta quarta-feira (11), aos 86 anos. Fujimori lutava contra um tumor maligno na língua, onde apresentava uma lesão cancerígena há quase 30 anos. Segundo seu médico, Alejandro Aguinaga, o ex-presidente estava "lutando pela vida".
A informação da morte do ex-presidente foi confirmada pela filha dele, Kenji Fujimori. “Depois de uma longa batalha contra o câncer, nosso pai, Alberto Fujimori acaba de partir para o encontro com o Senhor. Pedimos que aos que gostavam dele nos acompanhem em uma oração pelo eterno descanso de sua alma. Obrigada por tanto pai. Keiko, Hiro, Sachie, e Kenji Fujimori”, escreveu a filha.
Fujimori esteve à frente do país latino-americano entre 1990 e 2000. Ele foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por crimes contra os direitos humanos. Ele passou 16 anos preso, mas foi libertado da prisão em 2023. O ex-presidente do Peru foi apontado como o mandante do massacre de 25 pessoas nos anos de 1991 e 1992.
Também foi condenado por corrupção, espionagem, suborno e compras ilegais. Fujimori também ficou conhecido por aplicar um autogolpe em seu governo, interviu no Judiciário e dissolveu o Congresso, tomando o papel dos Três Poderes.