Em sua primeira utilização na história do Campeonato Piauiense, o VAR se mostrou crucial no primeiro jogo da grande final do estadual Série A 2025 entre Fluminense-PI e Piauí. Após a partida, a Comissão de Arbitragem de Futebol do Piauí divulgou as imagens com áudio dos momentos em que o recurso de vídeo foi chamado e recomendado. Na ocasião, as jogadas mudaram os rumos da partida, que terminou 2 a 2.
O árbitro da partida foi o piauiense Jardiel da Rocha Soares, tendo como assistentes Márcio Iglesias Araujo Silva e Mauro César Evangelista de Sousa, que também são locais. Já o VAR foi comandado por Antônio Magno Lima Cordeiro, do Ceará. Na ocasião, as interferências foram de suma importância em pênaltis marcados e anulados, além de outros lances. Nos áudios divulgados, é possível acompanhar Antônio Magno analisando lances decisivos da partida e recomendando a revisão para Jardiel da Rocha Soares.
Pênalti marcado a favor do Fluminense-PI
O VAR desempenhou um papel fundamental na validação das decisões dentro de campo, como no caso do primeiro pênalti da partida a favor do Fluminense-PI, ainda no primeiro tempo. Após a revisão do lance, Antônio Magno analisou a jogada e confirmou a marcação da penalidade feita por Jardiel.
“O atacante toca a bola e o defensor propõe o contato. Ok, Jardiel, está tudo checado, checagem completa, penal confirmado”, disse Antonio Magno Lima Cordeiro.
Pênalti anulado do Fluminense-PI
Em um segundo momento, o VAR acionou o árbitro para revisar o pênalti marcado a favor do Fluminense-PI, devido a um possível toque de mão de Felipe Pacajus. "Ela (bola) bate na barriga do jogador, olha o movimento da camisa dele mexendo. Jardiel, Magno falando, recomendo uma revisão para uma possível anulação do pênalti, ok", chamou Antônio Magno Lima Cordeiro.
Após a revisão, Jardiel reconsiderou sua decisão inicial e anulou o pênalti para o Fluminense-PI. "A mão estava (posição) mais natural do que aberta. A decisão é bola ao chão para o goleiro", concluiu o árbitro de campo.
Pênalti marcado a favor do Piauí
Outro momento em que o VAR teve papel decisivo foi no pênalti a favor do Piauí, nos minutos finais da partida. Paulinho foi derrubado pelo goleiro João Ciríaco na área, mas Jardiel não marcou a infração de imediato. Antônio Magno chamou o árbitro para revisar o lance e, após a análise, Jardiel alterou sua decisão e assinalou o pênalti, que resultou no empate do Piauí.
"Vou recomendar a revisão. Jardiel, Magno falando, recomendo uma revisão para o possível pênalti", disse Antônio Magno.
"Pronto, vou colocar aqui decisão penal, sem cartão. O atacante não toca na bola, mas o goleiro veio para disputar. Decisão penal, sem cartão", concluiu Jardiel Rocha.
"Ok, muito boa decisão, Jardiel", finalizou Antônio Magno Lima Cordeiro.
Com o empate no primeiro jogo, a decisão ficou em aberto, e quem vencer leva o título do Campeonato Piauiense Série A 2025. Já em caso de novo empate, a disputa será decidida nos pênaltis. O embate da volta será no próximo sábado (29), no Estádio Albertão, em Teresina, às 16h.
Ver todos os comentários | 0 |