A fase final do Campeonato Piauiense Série A 2025 contará com uma novidade jamais vista na história do estadual. Robert Brown Carcará, presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), se reuniu com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e confirmou o uso do árbitro de vídeo (VAR) na competição. Vale lembrar que o recurso já foi usado uma vez no Piauí, mas pelo Brasileirão Série D 2024, no jogo entre Altos e Treze.
“O presidente da FFP, Robert Brown Carcará, se reuniu com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, no Rio de Janeiro, para fortalecer ainda mais o nosso futebol. E a grande notícia: o VAR será utilizado nas fases finais do Campeonato Piauiense 2025! Mais tecnologia e transparência para as decisões dentro de campo”, publicou a Federação de Futebol do Piauí.
A publicação não deu mais detalhes, mas a tendência é que o recurso seja usado nas semifinais e final do Campeonato Piauiense Série A 2025. Vale destacar que o estadual deste ano foi marcado por grandes polêmicas de arbitragem. Mesmo com esse cenário, os internautas que comentaram nas publicações não pouparam críticas e pediram melhorias mais urgentes, como a melhoria dos estádios e maior valorização das competições locais.

Entenda o formato do Campeonato Piauiense Série A
Durante a primeira fase, as equipes de cada grupo jogam entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada equipe. Já na segunda fase, os clubes das duas chaves se cruzam em partidas de ida e volta. Por exemplo: o primeiro colocado do A enfrenta o quarto colocado do B, e assim por diante.
Após estas duas fases, as quatro melhores equipes, ou seja, as que tiverem mais pontos, avançam para as semifinais da competição, com jogos de ida e volta. Os melhores seguem para a final, que também será decidida em duas partidas. Em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.
Rebaixamento e vaga em competições nacionais
Os rebaixados serão decididos após a segunda fase, com as duas equipes que tiveram as piores campanhas entre os oito clubes que disputam a competição. Já o campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Para a Copa do Nordeste, somente o campeão garante vaga.
Ver todos os comentários | 0 |