Fechar
GP1

Esportes

Governo Federal repudia fala racista do presidente da Conmebol

Em nota, ministérios citam “falha” da entidade em combater atos racistas no futebol sul-americano.

O Governo Federal, por meio dos ministérios do Esporte, da Igualdade Racial e das Relações Exteriores, repudiou nesta terça-feira (18) as declarações racistas do presidente da Conmebol,Alejandro Domínguez, sobre uma possível saída dos clubes brasileiros da Libertadores. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (17), em evento realizado em Luque, no Paraguai, que definiu os grupos das Copas Libertadores e Sul-Americana.

Durante o evento, Domínguez foi questionado sobre a possibilidade de times brasileiros deixarem a Conmebol em retaliação a casos de racismo contra clubes e jogadores do Brasil. Como resposta, o dirigente afirmou que a Libertadores sem os times brasileiros seria impossível, comparando a situação a "Tarzan sem Chita". A declaração caiu como uma bomba para os clubes brasileiros.

Foto: Reprodução / InstagramAlejandro Domínguez, presidente da Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, detonou Alejandro. “A declaração do presidente Alejandro demonstra, mais uma vez, a dificuldade da Conmebol em compreender o que é racismo”, afirmou.

Confira a nota do Governo sobre a Conmebol

"O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, as declarações do Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, na noite de ontem, 17 de março, em entrevista à imprensa após cerimônia de sorteio da fase de grupos dos torneios promovidos por aquela entidade.

As declarações ocorrem em contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis.

O governo brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte.

O governo brasileiro reitera seu compromisso com iniciativas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, inclusive medidas contra qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

Ministério do Esporte

Ministério da Igualdade Racial

Ministério das Relações Exteriores”

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.