O Clube Atlético Mineiro é tricampeão brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do presidente Ednaldo Rodrigues, anunciou nesta sexta-feira (25) o reconhecimento da conquista “campeão dos campeões” de 1937 como título nacional, análogo à atual Série A do Campeonato Brasileiro.
Com a decisão, o galo se torna oficialmente tricampeão brasileiro. O pleito levou mais de 20 meses, com vários encontros formais e informais entre Atlético e CBF. Desde 2021, a gestão de Sérgio Coelho estudava o reconhecimento do título.
Para a aprovação, o clube enviou um dossiê para a CBF, que passou por um estudo e veredito de três departamentos da confederação que administra o futebol brasileiro: jurídico, governança e de competições. Após a aprovação, Ednaldo Rodrigues formalizou o convite para a diretoria atleticana comparecer à sede da federação e anunciou o reconhecimento do título.
Título de 1937
A competição foi organizada pela então Federação Brasileira de Futebol (FBF), uma das precursoras da CBF. O torneio realizado no ano de 1937 era formado pelos quatro campeões de 1936 dos estados que compõem o Sudeste brasileiro. Além do Galo, campeão mineiro, participaram o Fluminense, campeão carioca, a Portuguesa, campeã paulista, e o Rio Branco, campeão capixaba.
Os quatro clubes disputaram um quadrangular, com jogos de ida e volta. Quem somasse mais pontos, levaria a taça. O Atlético ficou com nove pontos e se sagrou campeão, o Fluminense ficou em segundo com seis.
Ver todos os comentários | 0 |