A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a tabela básica da disputa do Campeonato Brasileiro Série C. A terceira divisão terá um novo formato a partir deste ano, modificações que aumentarão os custos para os clubes do nordeste na competição. A rodada 1 tem previsão de início entre os dias 9 e 11 de abril, de acordo com a entidade.
Em reunião virtual realizada com os 20 clubes na disputa, a proposta vencedora (por 12 a 8) foi a de que agora, todos os clubes se enfrentam em turno único e os oito melhores avançam à segunda fase, aonde serão divididos em dois quadrangulares, com clubes se enfrentando em partidas de ida e volta em suas chaves. Os quatro melhores entre os grupos garantem vaga para a Série B na temporada 2023 e os dois primeiros farão as finais em partida de ida e volta.
O formato antigo, bem visto por clubes do Nordeste, dividia o campeonato em dois grupos regionalizados, com 10 clubes em cada. Agora, com a mudança e partidas em um único turno de 19 rodadas, a CBF adotou o critério de que os 10 clubes em melhores colocações no Ranking Nacional de Clubes (RNC) farão 10 jogos em seus domínios e 9 fora e os de colocação menor no RNC farão o caminho inversa, 10 jogos fora, 9 em casa.
O Altos fará sua estreia contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Nas duas próximas rodadas, a equipe alviverde enfrentará o Figueirense e depois contra o Volta Redonda. Apenas a primeira partida será no Piauí. Datas e horários ainda não foram divulgados pela CBF.
Confira a tabela básica da CBF.
A Série C nesta temporada tem nove equipes nordestinas (Atlético-CE, ABC-RN, Altos, Botafogo-PB, Campinense-PB, Confiança-SE, Floresta-CE, Ferroviário-CE e Vitória-BA), três na região Norte (Manaus, Paysandu e Remo) e outros oito clubes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país (Aparecidense-GO, Botafogo-SP, Brasil de Pelotas-RS, Figueirense-SC, Mirassol-SP, Volta Redonda-RJ, São José-RS e Ypiranga-RS.
De acordo com o RNC, das equipes nordestinas na competição, apenas Vitória (25º), Confiança (44º) e ABC (47º) farão os 10 jogos em seus mandos. Figurando na segunda folha, o Altos (66ª colocação no ranking), terá somente nove partidas no Piauí. Os clubes do nordeste que também farão a maioria dos jogos enquanto visitante são: Ferroviário (52º), Campinense(72º), Floresta (76º) e Atlético (104º).
Ver todos os comentários | 0 |