O período que antecedeu o início do confronto entre Portugal e Suíça, no estádio Lusail, foi marcado por uma série de duvidas. Afinal, como o técnico Fernando Santos poderia deixar o astro Cristiano Ronaldo e os excelente João Cancelo e Rafael Leão de fora de uma partida eliminatóra? O campo sempre mostra e nesta terça-feira (6), não foi diferente. Com o jogo mais impositivo das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, Portugal venceu a Suíça por 6 a 1 e agora encara Marrocos por uma vaga nas semifinais.
O jogo
Foi um primeiro tempo que a Suíça só soube quais eram as cores da bola quando ela parava para a cobrança de uma falta, ou para as batidas no meio de campo após os gols. Portugal não deu chances para que a Suíça pelo menos sonhasse com a classificação e começou o massacre ainda no primeiro tempo. Muito criticado, o técnico Fernando Santos deixou Cristiano Ronaldo no banco e alçou Gonçalo Ramos no lugar do ‘Robozão’. A escolha do técnico se mostrou certa quando o camisa 26 abriu o placar aos 17 minutos com uma bomba em um espaço mínimo após receber passe de João Félix.
Daí para a frente só o nome de Sommer aparecia quando necessitava intervir em algum lance construído pelos portugueses. A Suíça tocava a bola, mas não conseguia progredir ou encontrar espaços para atacar a última linha do adversário. A melhor chance veio aos 29 em cobrança de falta de Shaqiri, no canto. O goleiro Diogo Costa saltou e desviou a bola com a ponta dos dedos. Portugal, que nada tinha a ver com isso ampliou aos 32 com o veterano Pepe, que subiu no segundo andar para testar a bola para o fundo das redes após cobrança de escanteio de Bruno Fernandes. Freuler teve boa chance no rebote de Diogo Costa e vê Dalot tirar a bola por um fio.
Na volta para os 45 minutos finais, Portugal abriu o placar logo aos 5 minutos, novamente com Gonçalo Ramos, que recebeu de Diogo Dalot e mandou entre as pernas de Sommer. 5 minutos mais tarde, como um dejá vú, Gonçalo Ramos recebe passe de João Félix e gira acionando Raphael Guerreiro que para marcar o quinto gol português.
Dois minutos mais tarde, Akanji diminui para a Suíça, que já sem forças viu Gonçalo Ramos marcar seu terceiro gol aos 22 minutos. Em seu primeiro jogo como titular de Portugal e em uma fase eliminatória da competição, o craque do Benfica marcou o primeiro hat-trick do Mundial do Catar. E ainda havia espaço para mais. Já nos acréscimos, Rafael Leão acertou um belíssimo chute do bico da grande área e deixou Sommer sem ter o que fazer para fechar a maior goleada das oitavas de final do mundial.
Próximos compromissos
Com uma classificação conquistada na base da imposição, Portugal agora se prepara e encara Marrocos nas quartas de final. O confronto entre portugueses e Marroquinos acontece no sábado (10), às 12h, no estádio Al Thumama.
Ver todos os comentários | 0 |