Nesta quarta-feira, às 21h30, o São Paulo Futebol Clube enfrenta o Botafogo no Estádio do Morumbi pelas quartas de final da Copa Libertadores da América . O Tricolor busca uma vaga nas semifinais do torneio, enquanto o Glorioso tenta quebrar um jejum de 51 anos sem chegar a esta fase da competição. O jogo promete ser um espetáculo para as torcidas de ambos os times em todo o Brasil, em especial em Teresina.
Torcida São Paulo
O "Movimento SPFC em Teresina" está preparado para apoiar o Tricolor nesta noite decisiva. Fundado em 23 de outubro de 2008 por Portela, Julio Cravinhos, Julio Castro, Nelson e Caio das Neves, o movimento já passou por vários bairros de Teresina, assistindo aos jogos do São Paulo em diversos pontos da cidade. Atualmente, o grupo se reúne no bar e restaurante Toca do Bode, na Avenida João XXIII.
Antônio de Pádua, conhecido como "Pimpolho", um torcedor presente no movimento, ressaltou a importância do Morumbi e a pressão que ele impõe aos adversários: “A expectativa de todos os são-paulinos do Brasil todo é que vamos fazer um grande jogo. O Brasil todo, o mundo todo conhece quem é São Paulo na Libertadores. Respeitamos o Botafogo, uma grande equipe de grandes jogadores, um time forte e competitivo. Mas estaremos jogando em casa, com cerca de 65 mil torcedores. Todos os times da América do Sul sabem que o jogo no Morumbi, o clima é de pressão, é o segundo estádio mais temido da América do Sul. Então, vamos para cima com fé em Deus, vamos classificar. E que Deus abençoe o São Paulo Futebol Clube.
Torcida Botafogo em Teresina
A torcida organizada "Piauí é Fogo", do Botafogo, também está motivada para o confronto. A torcida existe desde 2013, mas foi em 2023 que ganhou uma estrutura mais organizada sob a liderança do presidente Darcy Mavignier. A partir desse ano, a torcida passou a se reunir regularmente no bar Arena Ilhotas, em Teresina, e organizou viagens para acompanhar os jogos do Botafogo em Fortaleza.
Gustavo Matos, diretor de marketing da torcida, falou sobre a mobilização e as expectativas para o jogo:
“Pela movimentação que a gente vê aqui no grupo dos torcedores botafoguenses, assim como minha opinião, acredito que temos total ciência de que podemos vencer este jogo e nos classificar. Temos total confiança na qualidade dos nossos jogadores. O futebol do Botafogo hoje tem se demonstrado um dos melhores do Brasil. Sabemos que será um jogo difícil, enfrentaremos um dos maiores clubes do Brasil, mas vamos classificar.”
Darcy Mavignier, presidente da torcida, destacou os esforços para organizar e mobilizar a torcida:
“Quando me elegeram presidente da torcida, comecei a fazer esforços para levantá-la. A primeira coisa foi levar a torcida para Fortaleza, aluguei um ônibus de dois andares. Este ano, foi do mesmo jeito. Comecei a motivar os torcedores para ir à sede. Meu intuito é tornar a Piauí é Fogo uma associação com CNPJ e abrir a associação dos torcedores, crescer a torcida mais ainda. Abrangemos várias cidades do Piauí e algumas próximas, como cidades do Maranhão. Nosso intuito é fazer a torcida ser reconhecida nacionalmente e futuramente se afiliar ao Botafogo.”
Histórico dos times
Caso avance, o São Paulo alcançará sua 11ª semifinal na Libertadores, reforçando sua posição como recordista entre os brasileiros ao lado de Grêmio e Palmeiras, com 10 participações cada. A última vez que o São Paulo chegou às semifinais foi em 2016. O clube já conquistou a América em três ocasiões: 1992, 1993 e 2005.
O Botafogo, por sua vez, esteve nas semifinais da Libertadores em 1963 e 1973, mas busca há 51 anos uma nova oportunidade de chegar a esta fase. O Glorioso sonha com o título inédito da competição e espera quebrar o jejum nesta edição do torneio.